Cantinho dos Xugos: Pós parto, tem sido complicado...

Cantinho dos Xugos

Este cantinho é para relembrar todos os pedacinhos que a minha memória vai deixando para trás, poder partilhá-los e voltar a saboreá-los... Desde o dia em que soube que vinhas a caminho, filhote.

sábado, agosto 05, 2006

Pós parto, tem sido complicado...

Realmente não pensei que o pós parto fosse tão complicado.
Depois de uma gravidez que foi uma maravilha e de um parto não muito custoso, surpreendi-me com o pós parto. Não é fácil, não é mesmo.

Primeiro não tive leite, nem uma gotinha.
E eu que queria tanto amamentar... Fiquei tão desiludida!
Eu não tinha leite, os mamilos são planos e o Francisco não sabia mamar, resultado: o pior possivel!!!
Quando subi para a enfermaria, a enfermeira veio buscar o menino para tratar dele, e eu disse que não queria que lhe dessem biberon, porque queria amamentar (e sei que se lhe derem biberon se torna tudo mais complicado). Ela veio espremer o meu peito e disse: "tu não tens leite, e o menino tem de comer, eu levo-o e trato dele."
No outro dia continuava sem leite, e eu muito desgostosa lá fui dizer é enfermeira que não tinha leite e que o menino tinha fome.
E ela lá veio confirmar se eu tinha ou não, mais um apertão. E lá levou o bebé para lhe dar comer. De cada vez que ele chorava de fome, eu punha-o á mama, e ele chupava 2 vezes e desistia, simplesmente adormecia outra vez... Eu já estava mesmo a desesperar por não ter leite e por ele não se interessar pela mama, até que percebi o porquê do desinteresse dele... estavam a dar-lhe biberon, e ainda por cima com uma tetina de 3 furos. Fiquei furiosa!
Eu estava desesperada por vir para casa, já não dormia há 3 dias, as auxiliares não se aproveitava uma, as enfermeiras não davam apoio nenhum...

É inacreditável que num serviço tão especial como a obstetricia não haja um cuidado especial com o pessoal, deveria haver um acompanhamento mais cuidado e humanizado. Falam tanto do parto humanizado, e o pós parto??? Eles estão habituados a ver aquilo todos os dias, mas para nós mães é um momento único, para muitas é a primeira vez. Eu falo por mim, não senti qualquer tipo de apoio ou ajuda, senti-me isso sim desamparada, só, confusa, triste...
Por exemplo, de cada vez que eu ía pedir o leite para o Francisco, elas olhavam para mim de lado, não acreditavam quando lhes dizia que não tinha leite, apertavam-me o peito até eu gritar para confirmar e diziam que eu tinha de por o menino á mama para estimular, mas nunca se prontificaram para me ajudar. E eu a aguentar a história toda histoicamente.
Ora eu queria era que o meu menino mamasse na minha maminha, e punha-o sempre na mama antes de lhe dar o biberon. Devia era ter-lhes dito que a culpa de ele não pegar na mama era delas, que eram umas incompetentes, e que não prestavam ajuda nenhuma.

Estava eu em casa há umas 2 horas no máximo quando me subiu o leite, fiquei felicissíma, afinal o meu menino podia mamar, mal sabia eu o que ainda me esperava...
O peito encheu duma maneira que ele não conseguia pegar-lhe, começou logo a encaroçar, doía que se fartava. Uma amiga aconselhou-me a por toalhas bem quentes para amaciar o peito e tentar aliviar com a bomba para depois ele conseguir mamar.
Fiz tudo isso, mas o leite não saia, por muito que eu espremesse.
Tive uma tarde toda a por toalhas, a fazer massagens com óleo de amendoas, a tentar tirar com a bomba, mas nada. Ainda tentei com um spray ( oxitocina), e aluguei uma bomba eléctrica mas nem isso me valeu.
O peito estava enorme, rijo e não havia maneira de sair o leite, nessa noite estive 3 horas na bomba eléctrica e tirei 30ml, foi o único leite que o Francisco bebeu da mãe.
No dia seguinte com as maminha feitas em papa, fui ter com a minha médica que estava de serviço no hospital, e ela depois de me ver e de saber o que eu tinha feito disse-me que eu tinha de secar o leite, porque não ía conseguir suportar mais as dores e o meu leite por algum motivo não saia. Fartei-me de chorar, queria mesmo dar maminha ao meu filhote, mas ela fez-me ver que assim eu não lhe estava a dar a atenção que ele precisava, passava mais tempo de volta do peito do que dele, e que havia uma data de crianças que não mamam e que são fortes.
Passou-me a receita e eu vim para casa. Ainda tentei mais 2 dias antes de começar a tomar os comprimidos, mas tive de me render. Não estava a funcionar e o meu filho precisava de mim!

Etiquetas:

6 Comments:

  • At segunda-feira, 07 agosto, 2006, Blogger PSoMac said…

    Sabes que ainda há pessoas que trabalham nos serviços de obstetricia que nao estam sensibilizadas para o facto de ser extremamente importante a amamentação e, se os bebes quando nascem nao sabem muito bem mamar nao estao com meias medidas: toma la um biberão de leite. Comigo aconteceu quase isso. Quando estava na sala de recobro trouxeram o Diogo para mamar. Acontece que ele nao se ajeitava muito bem e eu tinha os bicos das mamas pequenos ... o que a enfermeira disse logo nao ser grande coisa. Andou de volta das minhas mamas com uma seringa a tentar tirar o bico mais para fora para ver se le conseguia agarrar ... como nao estava a conseguir e eu tinha os peitos já todos doridos ... toma lá um biberão de leite.
    Nessa noite qd vim pr o quarto ainda tentei mas ele nao conseguia mamar ... tb fiquei super triste por pensar que nao o ia conseguir amamentar. No outro dia as minhas colegas de quarto disseram-me para dizer ao meu marido para comprar uns bicos de silicone ... e para na ponta colocar uma gotinha de aero-om para ele pegar ... digo-te que foi remedio santo. Consegui amamentá-lo, só a leite meu, até aos 7 meses, sempre com os bicos de silicone. Sabes tb que a falta de informação sobre estas coisas levam a que aconteça o que aconteceu a ti ... se ele não puxava o leite ... era natural que ele não subisse comigo aconteceu isso.
    Tb algumas vezes fiquei com os peitos assim e tinha dores horriveis ... mas ele mamava (a mim doia-me imenso) mas era assim que acalmava. Há muita gente que náo está sensibilizada para a amamentação, medicos e enfermeiros e isso é pena pq é muito bom para os bebés. Mas paciencia não há-de ser por ai ... ha-de ser forte e saudavel na mesma ... mas causa-me impressao a falta de ´sensibilidade de certos profissionais.

    Beijinhos e tens um filhote muito giro!!!

     
  • At segunda-feira, 07 agosto, 2006, Blogger Xuga said…

    Mas eu usei logo bicos de silicone desde o 2º dia, porque ajudava a fazer o bico e como ele sentia a borracha lá ía ao engano, acontece que chupava 2 vezes e desistia.
    Para mim a culpa de eu não poder amamentar o meu menino é das enfermeiras daquele serviço!
    Se ouver uma próxima vez vou tentar que seja no Garcia da Horta, ao menos eles têm um cuidado muito grande com a amamentação...

     
  • At terça-feira, 08 agosto, 2006, Anonymous Anónimo said…

    tadinha de ti, eu nunca tive esse problema a ana e o ricky tiveram maminha e os nossos bicos sao iguais...acho que tive sorte com as emfermeiras....lembraste como me doia amamentar a ana?o ricky foi so as duas primeiras semanas porque era comilao e teve que ir para o biberon, e `e forte e raramente fica doente.jinhos

     
  • At quarta-feira, 09 agosto, 2006, Blogger Ana Santos said…

    cá na ilha terceira o pessoal de obstetricia sao impecáveis.
    O meu leite nao era o sufeciente para o meu filhote e pedi um complemento, vieram logo trazer, nós é que damos o biberão ao bébé e nao as enfermeiras. se tinhamos alguma duvida sempre nos ajudaram. só havia uma auxiliar menos simpática, mas nao era má.
    jinhos
    ana e seus tesourinhos

     
  • At segunda-feira, 14 agosto, 2006, Blogger fmbmamede said…

    Sabes...eu trabalho num hospital e todos os dias vivo com essa situação. Não é no serviço de obstectrícia mas é igual em todo o lado...parece que estão a fazer um favor, a grande maioria das pessoas que aqui trabalhar não têm a mínima vocação para aquilo que estão a fazer...e nem ao menos respeito pelos outros...é muito triste. E isto para todas as classes, Auxiliares, Enfermeiros e Médicos...todos.

    Envergonho-me de pertencer a este mundo da Saúde...é triste mas é verdade...mas é como tudo neste país...tudo é feito às 3 pancadas...

    É por isso que espero que no nosso caso eu possa estar presente, junto à Sandra para que possa ajudá-la em tudo o que for preciso...eu, que não se pode contar muito com mais ninguém.

    O teu Francisco há-de crescer muito e ser bastante saudável e forte na mesma, não te preocupes. Agora só precisa é de muitos miminhos da mamã e do papá.

    Parabéns é um menino Lindo!!!

     
  • At sexta-feira, 18 agosto, 2006, Blogger Tulipa said…

    Tiveste mesmo azar amiga porque eu não tenho nada a dizer do serviço. Foram impecáveis comigo, havia uma ou outra auxiliar e enfermeira mais parva mas não tenho nada a dizer. Insistiram imenso para eu dar maminha e eu achava que ele não comia porque mamava um bocadinho de nada e largava e elas sempre disseram para insistir, só lhe deram suplemento uma vez porque eu insistia que ele não mamava, e no fim chupou duas vezes o biberão e largou porque afinal o pouco que mamava na maminha era o suficiente para ele ficar satisfeito. Mas não fiques triste, a terapeuta das minhas aulas de ppp dizia: "mais vale um biberão com a amor do que uma mama com sofrimento". O que interessa é que o Francisco e tu estejam bem e que ele cresça bem e saudável.

    Bjs

     

Enviar um comentário

<< Home