Cantinho dos Xugos: lista maternidade

Cantinho dos Xugos

Este cantinho é para relembrar todos os pedacinhos que a minha memória vai deixando para trás, poder partilhá-los e voltar a saboreá-los... Desde o dia em que soube que vinhas a caminho, filhote.

quarta-feira, junho 21, 2006

lista maternidade

Boletim de Saúde da Grávida;
Ecografias, análises e outros exames;
Bilhete de Identidade;
Grupo sanguíneo;
Cartão utente/Segurança Social.

No Pré-Parto:

Para a mãe:
Elástico para o cabelo;
lenços papel;
Maquina fotográfica;

Para o bebé: (esta roupa deverá ser colocada em forma de trouxa)
Xaile/manta;
1 Fralda de pano;
Roupa interior (conj. 3 peças/body abrir á frente)
Babygrow;
1 Fralda descartável;
Peúgas/botinhas;
Gorro.

No Pós-Parto:

Para a mãe:
3 Camisas de noite (abertas à frente no peito);
Roupão (eu não cheguei a usar o meu);
6 Cuecas descartáveis(não comprem tamanho único, eu tive de pedir ao meu gaijo pra ir á farmacia comprar porque tive a triste ideia de comprar no modelo umas que eram tamanho unico, conclusão: não servem a ninguem);
Pensos higiénicos dos grandes (eu comprei 2 embalagens daqueles mesmo grossos do tempo da avozinha, mas tambem se gastam muito dos outros normais comprei 3 embalagens);
2 Soutiens de amamentação;
Discos de amamentação;
bicos de silicone (se não tiveres mamilo aconselho vivamente levares);
1 Cinta Pós-Parto (é uma questão de conforto, mas quando sentes que anda tudo a flutuar na barriga, mante-la apertadinha é o melhor);
Chinelos de quarto;
Chinelos de banho;
3 Toalhas de bidé escuras (com a episiotomia não te podes limpar a seguir ás necessidades, tens de te lavar);
Toalha banho;
Objectos pessoais (escova e pasta de dentes, escova cabelo; champô; gel banho; creme hidratante, baton hidratante);
1 Saco para a roupa suja.
Livro de gravidez/ bebés (se o bebé for de dormir muito e não tiveres "vizinhas" com quem falar o tempo pode custar a passar, leva algo para te entreteres, e aproveita os últimos dias de descanso...).
Telemóvel

Para o bebé:

4 Conjuntos de roupa principal;
4 Conjuntos de roupa interior com calça;
Gorros;
(Se o bebé nascer no verão, ignora o que esta listado acima, o meu só vestiu os bodies interiores enquanto esteve no hospital. )
3 Pares meias/botinhas;
2 Toalhas de banho;
Fraldas descartáveis RN;
Toalhitas;
Creme para muda fralda;
1 Chupeta (se quiseres dar peito não aconselho a xuxa, eu não levei);
6 Fraldas de pano (usam-se para tudo, e sujam-se a uma velocidade alarmante);
2 Babetes;
1 Escova do cabelo;
1 Saco para a roupa suja.
tesoura (o meu nasceu cá com umas unhas...)

Para não levar uma mala descomunal, eu deixei os saquinhos preparados em casa para o pai levar caso necessitasse de mais roupinha para o bebé, as fraldas descartáveis também foram indo diariamente.