Cantinho dos Xugos: Amamentação, de uma vez por todas!

Cantinho dos Xugos

Este cantinho é para relembrar todos os pedacinhos que a minha memória vai deixando para trás, poder partilhá-los e voltar a saboreá-los... Desde o dia em que soube que vinhas a caminho, filhote.

terça-feira, novembro 21, 2006

Amamentação, de uma vez por todas!

Esta questão (amamentação), tem vindo a incomodar-me cada vez mais.
Resolvi escrever um post dedicado exclusivamente a essa questão para tentar exonerar o fantasma.

Cada vez que vamos a qualquer sitio é logo : "Dá mama?" Mas o que é que isso tem a ver??? Se for por questões médicas até entendo, mas uma pessoa que só pergunta por ser "cliché", só me apetece responder "MAS O QUE É QUE VOCÊ TEM A VER COM AS MINHAS MAMAS???"
Eu passo a explicar esta minha paranoia, eu era muito restrita em relação á questão da amamentação, tinha a "mania" de julgar as coisas sem ter passado por elas.
Acontece que como o peixe morre pela boca, aconteceu-me a mim.
Quando o meu filho nasceu eu não tinha uma pinga de leite, e não tive enquanto estive no hospital. Acontece que as simpáticas* das enfermeiras começaram logo a dar biberon ao menino e ele a partir daí não se dava ao trabalho de mamar, ele queria era só engolir e pronto! Tentei sempre pô-lo á mama antes de lhe dar biberon, mas ele xuxava 2 vezes e desisitia (ficava a dormir), e eu ficava frustadissima porque queria que ele mamasse. A juntar a isto, o Francisco foi um bebé que nas primeiras 2 semanas só dormia, ele não acordava para comer, eu é que tinha de ter em atenção as horas e ía busca-lo para mamar.

É muito frustrante para uma mãe de primeira viagem quando as coisas correm mal, porque ainda não sabemos como resolver, não temos a experiência, é uma pressão enorme em cima de nós.
Para ajudar á festa, toda a gente perguntava se ele já mamava, e eu ficava a sentir-me pressionada, além de me sentir uma inútil que nem conseguia tratar do próprio filho.
Bastava ter tido a ajuda duma enfermeira quando estava no hospital, alguém que em vez de julgar, ajudasse. Porque eu realmente senti-me perdida.

Aqui há uns tempos, puz um comentário num blog e que se adequa perfeitamente aqui:

"Há sempre "entendidos" que acham que sabem tudo e que nós somos umas atadas e não percebemos nada disto, e que no tempo deles é que era, e que com eles foi muito pior... Só apetece é mandar dar uma volta.
Ou então são os entendidos "estagiários" que ainda não têm filhos mas que acham que sabem mais do que nós, que estamos com eles desde o momento em que nasceram e que diferenciamos os choros e disposições deles."

Resumindo e concluindo, não julguem as coisas pela aparência, nem sem antes terem passado por elas.
Eu cheguei á conclusão que o meu filho era mais importante que as minhas mamas, e que por isso valia mais o meu tempo. Tenho pena de não ter amamentado, e de cada vez que ele tem alguma coisa penso sempre que se ele mamasse tinha mais defesas, mas não admito a ninguém que ponha em causa o meu amor pelo meu filho. Gostava de ter recebido ajuda em vez de recriminações e criticas, é uma altura em que nos sentimos muito vulneráveis.
Eu posso recriminar-me e sentir-me culpada, mas mais ninguém tem nada a ver com isso.
É uma questão minha e do meu filho. Sei que da próxima vez já vou saber lidar com a situação, e que provavelmente vou conseguir amamentar.

A maternidade tem destas coisas, ficamos mais fortes, fazemos tudo pelos nossos filhos e não admitimos a ninguém que se entreponha entre nós e os nossos rebentos.

Já me sinto melhor só de pôr isto para fora!

* - Simpáticas não é bem o termo, mas isto é um babyblog, temos de ser decentes.

Etiquetas:

4 Comments:

  • At sexta-feira, 24 novembro, 2006, Blogger Dois Rebentos (de Soja) said…

    Como te entendo, em relação às criticas e que toda a gente tem a mania de meter a colher, com ou sem experiência...mas deixa lá, o tempo cura tudo e aprendemos a ser mais fortes, e afinal, quem sabe é a mãe e mais nada!

    Quanto ao pano, não melhora a dor nas costas...em relação a andar com o bebé ao colo e no pano, é preferível o pano que faz doer menos, mas se passares muito tempo com o bebé no pano doí na mesma, percebes? No pano o peso fica mais distribuído e ficas mais direita, daí doer menos. Qualquer questão é só dizeres.

    Bjs

     
  • At sexta-feira, 24 novembro, 2006, Anonymous Anónimo said…

    Estavas enfartada com este assunto espero k agora te sintas melhor depois deo teres deitado cá para fora. Eu empre senti k tivesses ficado um bocadito sentida contigo própris mas axo k rapidamente levantaste a moral.

    Força ai, eu com este stress todo da amamentação se ao menos nós tivesses-mos um botão onde regula-se tudo isto a quantidade de leite e tudo o resto era tudo mais fácil.

    Estou a dar-me por contente de já ter chegado até aki. e tu!!! Não é tão bom olharmos para os nossos bébés e todo o resto desaparece. Preocupações responsabilidades. Eu adoro

    Tou a pensar ainda vou masé abrir uma creche. lol

    Beijinhos da prima maluka

     
  • At domingo, 26 novembro, 2006, Blogger Tulipa said…

    Aconteceu-me o mesmo no hospital, o Tomás chupava 2 vezes e dormia. Começei a ficar passada porque achei que não iria ter leite mas felizmente tive sorte com as enfermeiras. Insistiram sempre para que eu desse mama e uma vez que eu pedi suplemento porque achava que ele tinha forme elas deram-me mas com muita dificuldade. Ele fez com o biberão o mesmo que fazia com a mama, chupou 2 vezes e largou. Em casa subiu-me o leite e depois as coisas foram-se normalizando. Percebo como te sentiste mas fico feliz por teres ultrapassado isso. O mais importante é o teu filho, e ele é saudável, tem crescido muito bem e é lindo.

    Bjs

     
  • At sábado, 02 dezembro, 2006, Anonymous Anónimo said…

    Conheci agora o teu blog; Sobre a amamentação tb acho que as pessoas stressam demasiado e criam muita pressão nas mães. Realmente para quem pode acho muito bem, mas daí a criar uma pressão desgastante é que não. Não é bom nem para a mãe, visto que no inicio já tudo é bastante difícil, e nem para o filho que sente todas as vibrações da mamã.

    Está de parabéns pelo blog e bom fds.

     

Enviar um comentário

<< Home